Vitamina D

O melhor aliado no tratamento para Osteoporose

COMPARTILHE

Voltar

A vitamina D é um hormônio essencial para manter o equilíbrio de minerais no corpo humano.

Pesquisas revelaram que, pessoas com altos níveis de vitamina D no sangue tendem a ter um risco menor de desenvolverem doenças como a depressão, o câncer de mama e colorretal, doenças cardiovasculares e escleroses múltiplas.

Na falta dela, um distúrbio chamado de “Raquitismo” pode acontecer. Ele se caracteriza principalmente pela falta de vitamina D, cálcio e fosfato no organismo, e pode causar o enfraquecimento e o envelhecimento dos ossos, levando o paciente a doenças como a osteoporose.

Com hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada, podemos equilibrar ou até alcançar níveis altíssimos de vitamina D e de cálcio. Veja abaixo algumas dicas:

Antes de mais nada, 10 ou 15 minutos, três vezes por semana, de exposição solar já é o essencial para a produção da vitamina em questão. Porém, incluir alguns queijos, leites e peixes na dieta e vegetais de folhas escuras podem ajudar na aquisição desses nutrientes.

Nesse caso, a prática de atividade física é indispensável. A musculação, por exemplo, além de promover o bem-estar e a saúde, é capaz de auxiliar na fixação desses nutrientes nos ossos.

A suplementação pode ser uma opção, porém dever ser avaliada e prescrita por um profissional da saúde. O excesso, tanto quanto a carência, pode ser prejudicial.

Publicado: 22/06/2017


AnteriorPróximo