Obesidade

Saiba como prevenir

COMPARTILHE

Voltar

A Luta contra a balança continua e todos anos os mais de 2 milhões de casos de obesidades no mundo aumenta. Esse já é um problema crônico e público no Brasil e no mundo, e só em 2015 mais da metade da população brasileira estava acima do peso e cerca de 18% da população estavam obesas.

Além disso, outras doenças como a asma, o diabetes, doenças cardiovasculares, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer, podem estar associadas a esse problema.

Para prevenir s obesidade é preciso ter a alimentação rigorosamente balanceada e praticar atividades físicas que promovam o gasto de energia. Veja mais:

-           Alimente-se bem! Tenha uma refeição colorida, rica em verduras, frutas e legumes. Esses alimentos têm em vitaminas, minerais e fibras. Consumi-los antes do prato principal pode aumentar a saciedade e evitar o consumo excessivo dos alimentos gordurosos e hipercalóricos. O mais ideal é que você divida a sua refeição em 25% proteína animal magra, 50% vegetais crus ou cozidos e 25% de carboidratos integrais.

-           Não passe fome! Evite ficar grandes períodos sem se alimentar. Faça pequenos lanches em intervalos regulares. Além de te ajudar a evitar as beliscadas, a tendência é que você não sinta tanta fome nas principais refeições do dia.

-           Movimente-se! Além de aumentar consideravelmente a sua qualidade de vida, o exercício físico pode contribuir para a prevenção da obesidade e redução do peso corporal.

Praticar todas essas dicas e alinhar a alimentação com os exercícios físicos pode contribuir, mas mesmo assim, é muito importante que você se submeta a uma consulta médica e opte pelo acompanhamento de um bom educador físico.

Publicado: 14/06/2017


AnteriorPróximo