Fibras

Aliadas ou inimigas?

COMPARTILHE

Voltar

As fibras alimentares, conforme diz o senso comum, podem ser grandes aliadas do nosso sistema digestório. Mas, calma, em excesso, elas podem fazer mal. As fibras têm o poder de limpeza no organismo, mas acima da quantidade sugerida pelos nutricionistas ela pode afetar no bom funcionamento dos intestinos, causando cólicas, diarreias, gases ou prisão de ventre.

Por isso, medida é tudo. Veja alguns benefícios:

Combate a prisão de ventre;

Ajuda a emagrecer;

Controla a diabetes;

Baixa o colesterol e triglicerídeos;

Mantem a saúde da flora intestinal.

As fibras são capazes de acelerar o trânsito intestinal, aumentar o volume das fezes e ajudar a prevenir hemorroidas, inflamações nos intestinos e alguns cânceres, como o de cólon. Além disso, se ligam a açúcares e gorduras ajudando a reduzir o colesterol e a controlar a diabetes.

Veja abaixo, uma lista de alimentos, publicada pela revista Super Interessante, ricos em fibras:

Farelo de trigo

Flocos de aveia

Pão de centeio

Pão integral

Pão francês

Milho verde

Brócolis

Berinjela

Couve-flor

Mandioca

Cenoura

Arroz integral

Publicado: 25/09/2017


AnteriorPróximo