Osteoartrite - Tratamento e prevenção.

As juntas dos joelhos, mãos, quadris e coluna são as articulações mais atingidas pela doença.

COMPARTILHE

Voltar

Osteoartrite é uma doença caracterizada pelo desgaste das articulações e está associada a pequenas inflamações locais. É muito comum em pessoas com mais de 50 anos, em indivíduos que usam excessivamente determinadas articulações (movimentos repetitivos, sobrecarga, alto impacto, etc) e em pessoas acima do peso ideal.

As juntas dos joelhos, mãos, quadris e coluna são as articulações mais atingidas pela doença, devido ao grande uso e a sobrecarga do dia-a-dia.

Os sintomas mais comuns são dores e dificuldades em movimentar as articulações mais afetadas. Porém, inicialmente podem ocorrer apenas estalos ou crepitações à movimentação.

PREVENÇÃO

Alimentação saudável e exercício físico adequado promovem fortalecimento dos músculos e proteção das articulações, além de prevenirem o excesso de peso e o bom funcionamento físico global.

TRATAMENTO

Dentre as opções de tratamento disponíveis, algumas melhoram os sintomas.

A Glicosamina é um dos medicamentos muito utilizados no tratamento, age sobre a cartilagem que reveste as articulações fazendo com que o processo degenerativo aconteça mais lentamente. A glicosamina causa a diminuição da dor e da limitação dos movimentos, sintomas que geralmente acontecem em doenças que atingem a cartilagem.

Colágeno não hidrolisado tipo II também é uma opção terapêutica. Ele atua na causa na doença, alivia os sintomas (melhora a dor e a mobilidade da articulação) e não apresenta importantes efeitos colaterais.

Para o diagnóstico, prevenção e tratamento da doença é fundamental a consulta de um profissional da saúde. Para ter articulações mais saudáveis e obter mais informações, procure seu médico.

Publicado: 23/09/2016


AnteriorPróximo