Dor de cabeça - Conheça as principais causas.

Conheça as principais causas do mal que aflige erca de 13 milhões de pessoas

COMPARTILHE

Voltar

Estudos indicam que a ‘dor de cabeça’ ou a ‘cefaleia’, como é conhecida no meio clínico e acadêmico, é a dor mais comum entre os brasileiros. Estima-se que, no mundo, cerca de 13 milhões de pessoas sofram desse mal.

Em uma entrevista dada ao doutor Dráuzio Varela, o doutor Edgad Rafaelli Jr, médico neurocirurgião, contou que existem pelo menos 200 tipos de dores de cabeça, mas as que mais se manifestam são enxaquecas, cefaleia tensionais e cefaleias em salvas.

Os diversos tipos de dores de cabeça podem ter características diferentes, o que pode ajudar no diagnóstico. Mas, uma única pessoa pode ser vítima de mais de um tipo de dor.

Um dado bastante curioso relacionado a dores de cabeça é que 80% dos casos de enxaqueca é diagnosticado em mulheres, enquanto 80% dos casos de cefaleias em salvas é diagnosticado em homens. O fato se dá devido a alterações hormonais no cérebro feminino e alterações no hipotálamo masculino.

As dores podem ser intensas, pulsantes e latejantes, e chegam a influenciar diretamente na rotina do indivíduo, por isso, várias técnicas como compressa gelada, automedicação, entre outras, são usadas por impulso e sem o aconselhamento médico.

A automedicação, principalmente, está diretamente ligada as dores de cabeça. Veja outros gatilhos:

  • Jejum prolongado
  • Dormir muito ou dormir pouco- melatonina
  • Mudança da temperatura e humidade
  • Perfumes e odores fortes
  • Luzes e sons intensos
  • Abuso de medicamentos

Para todos os casos, aconselha-se o diagnóstico e a orientação de um profissional da saúde.

Publicado: 23/09/2016


AnteriorPróximo