Conheça os riscos da pressão arterial

Doenças fatais podem estar ligadas a ela

COMPARTILHE

Voltar

Já vimos aqui no blog EMS Saúde que a pressão alta, como é popularmente conhecida, pode oferecer seríssimos riscos à saúde. Na maioria dos casos, sua causa é desconhecida ou indefinida, e as vezes chega-se a considerar o fator genético.

Apesar disso, nem sempre a pessoa que tem essa probabilidade é a única a desenvolver a doença. Deve-se ficar atento, tabagistas e idosos podem sim adquiri-la.

Adotar um estilo de vida saudável, com a prática de esportes, evitando o consumo de sódio e gorduras saturadas, estresse e o consumo exagerado de álcool e tabaco, pode prevenir os riscos e evitar possíveis fatalidades. Conheça algumas a seguir:

Acidente vascular cerebral (avc): O cérebro é regado por diversas artérias, veias e vasos. Quando a pressão, dentro dessas pequenas artérias, supera o ideal, pode acontecer o rompimento de uma delas. Isso causa o AVC hemorrágico, ou seja, o “derramamento” de sangue no espaço entre o cérebro e o crânio, ou no meio da massa cinzenta.

Demência Senil: Por prejudicar diretamente a irrigação do corpo, consequentemente a do cérebro, a hipertensão pode afetar a oxigenação desse órgão e, com o passar dos anos, ser uma das causas para a demência senil.

Insuficiência Renal: O rim desempenha um papel fundamental no organismo humano e doenças como a insuficiência renal estão intrinsicamente relacionadas a hipertensão. Isso acontece porque os microvasos responsáveis pela filtragem do sangue no corpo acabam “morrendo” com a pressão.

Doenças cardíacas: Essas doenças podem ser fatais. Quase assintomáticas, em pouquíssimo tempo podem levar um sujeito a óbito. Acontece porque a hipertensão causa o estreitamento ou o entupimento dos vasos e artérias, provocando o famoso infarto. E quando o músculo cardíaco não recebe a quantidade correta de sangue, pode ocorrer a hipertrofia, e ocasionar a insuficiência cardíaca.

Publicado: 14/06/2017


AnteriorPróximo