Cólicas

Saiba como acabar com elas de vez

COMPARTILHE

Voltar

Vimos aqui que os incômodos mensais no baixo ventre, causados pela cólica, podem ser tão fortes que chegam a impedir até 10% das mulheres que sofrem desse mal trabalhem. 

As cólicas estão relacionadas com o fluxo menstrual da mulher, ou seja, quanto maior o fluxo, mais intensos podem ser os sintomas. Além do desconforto, outros sintomas podem surgir, como vômito, diarreia, fadiga, dor lombar, nervosismo e tontura.

Já está na hora de acabar com as cólicas menstruais, não é mesmo? Veja abaixo algumas dicas que vão te ajudar a lidar com os incômodos:

Exercícios e alongamentos podem ser uma boa opção para relaxar os músculos, alongar o corpo e aliviar a dor. Além disso, massagens, principalmente na parte afetada pela cólica, podem amenizar os sintomas.

Em alguns casos, analgésicos, anti-inflamatórios e outros medicamentos, como o anticoncepcional, podem resolver o problema de uma vez por todas. Mas, não podemos esquecer que a automedicação é perigosa, o ideal é a avaliação de um profissional da saúde.

Exercite-se! Ao treinar o seu corpo libera grandes quantidades de endorfina no sangue. Isso faz com que você se você sinta uma sensação de prazer e euforia. Outra grande vantagem que os exercícios trazem é que o esforço físico faz com que os vasos do colo uterino se dilatem, facilitando a saída do sangue.

Evite as gorduras, além de serem extremamente prejudiciais à saúde, o seu consumo pode elevar e muito os níveis de estrogênio, um dos principais responsável pela cólica. Opte por consumir alimentos leves, ricos em fibras e acompanhados de bebidas quentes.

Essas dicas podem auxiliar no trato da dismenorreia, mas caso as dores e incômodos se estendam, é essencial a consulta clínica.

Publicado: 14/06/2017


AnteriorPróximo